Inesquecivel
14 de Janeiro de 2000, um dos dias mais importantes da história do Corinthians, o time do Parque São Jorge se sagrava Campeão Mundial. O primeiro Campeão Mundial reconhecido pela FIFA. A final foi contra o Vasco, no Maracanã, o jogo terminou em 0 x 0. A decisão foi para os pênaltis. Quem não lembra do pênalti batido pelo Edmundo... Até hoje quando eu penso em pênalti mal batido, depois do de Baggio (Copa do Mundo de 1994), o do Edmundo vem em seguida. O Maraca tava lotado de corinthiano, parecia até remake da invasão Corinthiana de 1976. O Corinthians venceu o Raja Casablanca, de Marrocos, por 2x0 (gols de Luizão e Fábio Luciano), e o Al Naser, da Arábia Saudita, também por 2x0 (gols de Ricardinho e Rincón), foi a vez do time Carioca. O Vasco tinha ninguém mais e ninguém menos que Amaral, Viola, Romário e Edmundo. Um Timaço.
O time Carioca foi para cima, logo no início, batida de escanteio de Juininho, mais o craque Romário não conseguiu chegar a tempo de fazer o gol. Logico que depois disse veio a reposta do Corinthians. Capetinha recebeu um belo lançamento invadiu a área, cruzou, mas Luizão não conseguiu chegar a tempo. A Fiel enlouqueceu e incendiou nas arquibancadas. Depois disso só deu Corinthians, Ricardinho bateu forte pro gol, mas Hélton, goleiro do Vasco segurou. Depois foi a vez do Luizão, o jogador recebeu uma bola de Edílson, dominou bateu, mais a zaga Vascaina tirou.
O Vasco voltou para o jogo e começou a reagir. Paulo Miranda chutou e balançou a rede, mas graças a São Jorge, foi a rede do lado de fora. Edmundo também tentou, mais foi bloquiado pela nossa zaga. Mas como todo jogo bom, o negocio é lá e cá. Nosso eterno Pé-de-anjo, bateu de primeira mas o bom goleiro Hélton novamente tava lá para defender.
2º TempoO segunto tempo começou com o Corigão atacando. Capetinha, arrancou pela direita invadiu a área cruzou na frente do gol, mas ninguém para finalizar. O Vasco respondeu no minito seguinte. Gilberto soltou uma bomba, que Dida, nosso eterno pegador de pênaltis viu passar a sua direita. Escanteio para o Corinthians, Marcelinho na bola, todos já sabem o que vai dar, mais dessa vez não deu, Hélton, tirou o quase gol olímpico corinthiano. Mais bola parada para o Corinthians, mais Marcelinho para cobrar, mais dessa vez o eterno camisa 7 do Timão jogou para area, mas Luizão não conseguiu chegar. É quanto mais o tempo passava mas drámatico ficava o jogo. O jogo chegava a seu final e quem pensava que o drama tinha acabado, se enganou, ai é que começava. Dava-se início a temida prorrogação.
ProrrogaçãoCom dois tempos de 15m. os times jogaram com mais cautela. Ninguém queria levar um gol ali. As duas equipes sabiam que um gol do adversário seria o fim de um sonho. Então a tatica no momento das duas equipes era, ficar na defensiva. com isso o jogo novamente ficava no 0 x 0. Se os primeiros 90 minutos o jogo tinha ficado no 0 x 0, e nos 30 da prorrogação também, o que faltava para o Mundo saber quem seria o Campeão do Mundial... "Os Pênaltis".
Decisão nos PênaltisTâtica, técnica, nada disso valia, o que valia ali naquele momento era a sorte e a frieza de cada um. Mas nós Corinthianos pensavamos diferentes..., P.... temos o Dida no Gol.
A primeira cobrança era nossa, o nosso Capital Rincón, abriria a rodada, nossa, abriu e quase matou os milhares de corações corinthians, a bola bateu na trave, mais entrou. Agora é a vez do Vasco, e quem foi, o baixinho Romário, quase, mas quase o Dida pegava, mas a bola passou por baixo, gol, gol de empate. Segundo pênalti para o Timão, e gol; gol de Fernando Baiano, a torcida vibrava e Dida ensaiava a sua defesa, mas não foi dessa vez, Alex Oliveira fez empatando novamente para o Vasco. Terceira Rodada e Luizão bate no cantinho, Hélton bem que tentou mais não deu para segurar. Lá vem Gilberto para a sua cobrança, lá vai Dida, calmo como sempre pro seu catinho, o jogador Vascaino bate e, Dida, Dida defende deixando o Timão em vantagem. Lá vem Edu para abrir a quarta rodada, os vascainos secavam para ele errar, mas as preces dos Corinthianos foram mais fortes, o Corinthians fez o seu quarto gol. Se o Vasco perdesse o Timão podia comemorar, mais quando papai do céu foi escolher algo a mais no nosso time, ele escolheu o sofrimento. rsrs. Era a vez de Viola, e o craque fez para o Vasco, o time carioca continuava na disputa. Lá vem ele, o craque das bolas paradas, o nosso Pé-de-Anjo, ele tinha a responsabilidade de fazer e sair para o abraço... Acho que a responsabilidade foi tanta mais tanta que ele acabou batendo mal e Hélton defendeu, de cabeça baixa o eterno idolo saiu, mais as esperanças estava no nosso goleirão, agora era Dida x Edmundo. Lá vem o craque Edmundo olha respira e chuta, chute que tira Dida da rota da bola, eu penso na hora, meu Deus, não... É não, não foi dessa vez Edmundo, a bola saiu à esquerda do gol, e em questões de segundos o silêncio da tensão de uns e da anciedade de outros foi quebrado pelo um único grito o de
CAMPEÃO.
Pode Gritar Fiel Torcida, o Maraca e o Mundo é nosso!!
Parabéns, Dida, Índio, Adílson, Fábio Luciano, Kléber, Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho, Edílson, Luizão, Gilmar, Edu, Fernando Baiano, e ao técnico Oswaldo de Oliveira, Vocês foram é sempre serão os
DONOS DO MUNDO!!!
Confira os pênaltis aquiPS: No globoesporte.com saiu quatro reportagens legais sobre a conquista confira os links e leiam, vale a pena.
Na temporada do centenário, Timão comemora 10 anos do Mundial da FifaMarcelinho: ‘O Corinthians é o primeiro campeão mundial. Ninguém tira isso’A Fiel no Maracanã em 2000: de ônibus lotado a surra da polícia para beijar taçaCampeão mundial, Edu pode ser o único a conquistar também a Taça Libertadores